Periodontite tem Cura?
O QUE É A PERIODONTITE?
A periodontite é uma doença mais comum do que se imagina e pode atingir cerca de 50% dos adultos. “A patologia é resultado da inflamação bacteriana no periodonto, que são os tecidos de suporte dos dentes” “Trata-se de um processo inflamatório e, muitas vezes infeccioso, da gengiva que pode atingir os tecidos de suporte como os ossos e o ligamento periodontal”.
EXISTE CURA PARA A PERIODONTITE?
“A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro. “Dentro da terapia não cirúrgica, a raspagem corono radicular para alisamento da superfície dentária é a principal opção. Já para casos mais graves, o procedimento para redução das bolsas periodontais e a plástica gengival de retalho podem ser recomendadas”.
Além disso, o uso de medicamentos também pode ser necessário. “O uso de antibióticos como amoxicilina e minociclina, a administração de medicamentos anti-inflamatórios e o bochecho com clorexidina também são métodos que ajudam a tratar a doença”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Quem tem Bruxismo pode Fazer Restauração Dentária?
o tratamento restaurador pode ser feito normalmente, entretanto, essas estruturas não suportam esse apertamento do bruxismo durante muito tempo sem uma proteção. “Por isso, para que seja evitada a quebra dessas restaurações, uma placa miorrelaxante deve ser usada com o acompanhamento de um profissional especializado”.
QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA O BRUXISMO NESSE CASO?
O melhor tratamento para bruxismo seria a busca por uma consulta com um especialista. “Uma vez que se trata de uma doença multifatorial e como alguns pacientes podem ter o bruxismo associado a uma DTM, a terapia precisa que ser individualizada, de acordo com os sintomas de cada pessoa”.
Para adiantar o assunto, as principais formas de tratar o bruxismo:
– Reabilitação oral com recuperação dos dentes desgastados devolvendo altura às estruturas dentais sequeladas e a saúde bucal;
– Placas oclusais (miorrelaxante);
– Terapia cognitivo comportamental;
– Atividade física com regularidade;
– Fisioterapia;
– Tratamento farmacológico;
– Aplicação de toxina botulínica.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
3 Dicas Infalíveis para o Tratamento do Bruxismo Infantil
1. Colabore para uma noite de sono mais tranquila: diminuir a atividade física e mental da criança antes de dormir é fundamental para evitar o ranger dos dentes. Nesse caso, evitar brincadeiras que exijam concentração e exercícios físicos antes de dormir é importante. Além disso, desligar os aparelhos eletrônicos e proporcionar um ambiente livre de ruídos podem ajudar a garantir um sono mais tranquilo.
2. Utilize placa de mordida: dependendo do grau de bruxismo do seu pequeno, o uso de placa de mordida miorrelaxante pode ser uma boa opção. Entretanto, vale lembrar que é importante que o diagnóstico seja feito por um especialista.
3. Opte pelo aparelho ortodôntico: se a causa do bruxismo infantil estiver relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura crânio facial, o uso do aparelho ortodôntico é a solução. Nesse caso, a criança deve ser acompanhado por um ortodontista para garantir o tratamento adequado de acordo com as suas necessidades.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.