Boca Seca ao Acordar: Isso é Normal?

Embora a sensação de boca seca ao acordar esteja longe de ser agradável, o quadro é bastante comum e, muitas das vezes, não exige grandes preocupações. “Durante a noite ocorre uma diminuição do nosso fluxo salivar e, por isso, acordar com a boca seca é uma situação muito normal”. No entanto, vale lembrar que quando o quadro se mantem ou aumenta ao longo é importante ligar o sinal de alerta. “Quando isso acontece, a possível causa deve ser melhor investigada, já que existem diversos fatores que podem provocar essa condição”. Nesse caso, a boca seca pode estar ligada à doenças crônicas ou distúrbios autoimunes, como diabetes e lúpus, uso contínuo de prótese total, tabagismo e a baixa ingestão de líquidos durante o dia a dia.

BOCA SECA AO ACORDAR NÃO É SINÔNIMO DE XEROSTOMIA

Quando se trata da sensação de boca seca ao acordar, é comum que alguns pacientes a associem ao quadro de xerostomia – que é a definição para quem sofre do distúrbio na produção de saliva pelas glândulas salivares. No entanto, de acordo com a dentista Caroline, essa atitude pode ser um grande equívoco. “Acontece que, embora a xerostomia não seja uma doença, ela está associada a uma variedade de condições que podem provocar uma diminuição do fluxo salivar normal”.

Nesse caso, é importante investigar se o paciente possui hábitos como fumo, jejum e respiração pela boca. Além disso, doenças reumatológicas, diabetes, estresse, depressão e algumas alterações hormonais também podem estar relacionadas a essa condição.

Tags: