Quem tem Periodontite Pode Fazer Clareamento Denta?
Boa notícia para quem pensa em fazer o procedimento, mas sofre com a periodontite: segundo o profissional, é plenamente possível realizar o clareamento dental desde que a doença esteja controlada e o paciente esteja fazendo acompanhamento regular com o periodontista. “Durante o procedimento, o dentista deverá ter o máximo de cuidado e preservar o máximo da gengiva, e entre os maiores cuidados que o paciente deve ter após o tratamento, a prioridade está nas medidas básicas de higiene bucal”.
Não esqueça de praticar uma boa escovação diariamente após as principais refeições, usar o fio dental e utilizar enxaguante bucal em hipótese nenhuma. Para que o procedimento estético alcance o resultado esperado, é preciso cuidar muito bem da saúda da sua boca e, nesse caso, principalmente da gengiva também.
TRATAMENTOS E CONTRAINDICAÇÕES
O tratamento para a periodontite pode incluir diversas técnicas como a raspagem e alisamento articular ou a antibioticoterapia. Além disso, instruções de higiene oral feitas por um profissional e visitas periódicas ao cirurgião-dentista são atitudes necessárias para obtenção do melhor resultado. Já quanto a execução de outros procedimentos estéticos. “Pacientes com quadro de periodontite ativa devem evitar qualquer procedimento de ordem estética até que o quadro agudo da doença esteja dissolvido e o paciente esteja controlado”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Até que Idade o Odontopediatra Atende Crianças?
O odontopediatra deve ser consultado enquanto as crianças ainda tiverem quaisquer dentes de leite no sorriso. “Teoricamente o odontopediatra atende o paciente até ele completar 12 anos, que é idade em que a criança deixa de ter dentes decíduos (dente de leite) e passa a ter a dentição permanente completa“. Existem casos em que se cria um vínculo com o profissional tão grande que os responsáveis preferem deixar de ir ao odontopediatra apenas quando precisam de uma consulta com outro especialista, como o estomatologista.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Não Tenho o Hábito de Passar o Fio Dental, Como Isso Pode Afetar Minha Saúde Bucal?
Para quem acha que o fio dental não tem muita utilidade, agora é hora de mudar de ideia. Além de auxiliar na limpeza da cavidade oral, o fio dental é fundamental para evitar pelo menos quatro tipos de problemas bucais: a formação de placa bacteriana, cáries e a gengivite, que posteriormente pode ocasionar a doença periodontal. Quando esta última acontece, os tecidos que suportam os dentes inflamam, podendo levar a perda do elemento dental.
COMO ALGUÉM QUE NÃO POSSUI O HÁBITO DE PASSAR O FIO DENTAL PODE MUDAR ISSO?
A melhor forma de lembrar de passar o fio dental é mudando a rotina de higiene bucal e acrescentando a utilização do item sempre após as principais refeições. Colar um post-it no espelho do banheiro com o aviso de não esquecer o fio dental, ou até mesmo colocar um alarme no celular próximo ao horário do almoço podem ser boas táticas para começar a adotar esse novo hábito. “Após a instrução da correta higiene bucal e conscientização da importância do fio, sugiro a necessidade de criar uma rotina, desta forma o paciente notará que esses novos hábitos trarão uma diferença positiva nos seus dentes e em toda mucosa oral.”
COMO UTILIZAR O FIO DENTAL CORRETAMENTE?
Muitas pessoas têm essa dificuldade quando se trata de fazer o uso adequado do fio dental, por isso a especialista Ana Carolina Teixeira conta como realizar a técnica em 7 passos. Confira:
1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.
2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicadores de cada mão.
3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C suavemente;
4. mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.
5. Terminando de passar em um dente enrole a parte suja no dedo indicador direto e solte a parte limpa do dedo esquerdo.
6. Repita esse movimento em todos os dentes.
7. Se o fio acabar corte outro pedaço e repita todas as instruções citadas acima.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.