Mastigação Errada pode Causar Perda dos Dentes?
A mastigação é uma das principais funções da nossa cavidade oral e dos músculos e articulações da face. É ela que inicia todo o processo da digestão dos alimentos. Por outro lado, muitas vezes, esse gesto pode falhar de alguma maneira. O hábito de mastigar é considerado incorreto quando não há um equilíbrio na força, na bilateralidade. “Essa mastigação errada pode ser em decorrência de distúrbios de crescimento, bem como hábitos parafuncionais, respiração bucal, dentre outras”,revelou.
ESSE PROBLEMA PODE CAUSAR A PERDA DOS DENTES?
A mastigação errada, chamada de unilateral, pode causar muitos problemas. Entre os mais comuns: assimetrias e alterações no desenvolvimento da face, podendo levar a problemas na fonação, respiração e reabsorção óssea do lado oposto à mastigação, consequentemente a falta de estímulo e maior acúmulo de placa bacteriana, sendo necessário maior atenção na higiene oral.
Além disso, o mau hábito pode causar a perda de dentes: “Principalmente quando a mastigação está relacionada a sobrecarga em alguns dentes, assim como o contrário é verdadeiro, pois a perda de dentes e a não correção deste desequilíbrio pode causar mastigação errada”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
DTM Pode Causar Dor de Dente?
A DTM não causa diretamente dor de dente: “O que ocorre em algumas situações é quando algum ponto da musculatura que está dolorido, acaba refletindo nos dentes, levando a uma falha no diagnóstico”. Por isso a dor do maxilar acaba afetando a dentição.
COMO TRATAR A DTM?
O tratamento normalmente é multidisciplinar. “Em alguns casos, somente um aconselhamento sobre os hábitos é necessário. Em outros, há a necessidade de uma abordagem com cirurgião dentista especialista, fisioterapeuta, cefaliatra (neurologista) e psicólogo”. Para saber qual é o seu caso em específico, é importante consultar um especialista em DTM e Dor orofacial ou um Cirurgião bucomaxilofacial.
SE A DTM FOR CONTROLADA E A DOR DE DENTE CONTINUAR, O QUE FAZER?
Neste caso, é importante fazer mais exames para avaliar a origem desta dor, se há pontos latentes na musculatura ou causas dentárias. O motivo desse incômodo pode ser desde uma sensibilidade até uma cárie oculta. Por esse motivo, não deixe de procurar um dentista para tratar o problema o quanto antes.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Açúcar em Excesso Pode Causar Gengivite?
O grande risco em exagerar no açúcar não é apenas a cárie. Segundo alguns estudos feitos na Universidade Aarhus, na Dinamarca, o excesso de açúcar também pode disparar processos inflamatórios, resultando na gengivite. Embora cause sangramento durante a escovação, a doença não dói e, por isso, pode passar despercebida. Mas engana-se quem pensa que a gengivite é um problema simples. O quadro pode progredir para uma doença mais grave, a periodontite, que pode contribuir para a perda dos dentes.
NÃO SÃO SÓ OS DOCES QUE FAVORECEM A DOENÇA
Quando se trata de alimentos ricos em açúcar, é comum que os biscoitos recheados, chocolate, balas e chicletes sejam os primeiros a vir em mente. No entanto, ao contrário do que se costuma pensar, os alimentos doces não são os únicos vilões que atuam contribuindo para o surgimento de gengivite. Carnes vermelhas, frituras e produtos ultra processados, como salgadinhos e pratos prontos, também podem ser prejudiciais à saúde bucal da mesma forma. Portanto, não é apenas ao consumo excessivo de doces que devemos ficar atentos!
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Bruxismo Infantil pode Antecipar a Queda dos Dentes de Leite?
O bruxismo do sono pode ser categorizado em duas vertentes: “O primário, de causa idiopática (na maioria dos casos com caráter hereditário) e o tipo secundário, que pode estar ligado à outras condições como uso de alguns medicamentos (anticonvulsivantes, por exemplo), obstruções de vias aéreas superiores, refluxo gastroesofágico, além de algumas síndromes e doenças neurológicas”.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO BRUXISMO PARA A CRIANÇA?
Além do desgaste dos elementos dentais, a condição pode aumentar o risco de dores nos músculos da mastigação e problemas na ATM.“O bruxismo e DTM (disfunções temporomandibulares) não são a mesma coisa, o bruxismo seria como um fator de risco a mais para desenvolver tais condições”.
O BRUXISMO PODE ANTECIPAR A QUEDA DOS DENTES DE LEITE?
O bruxismo não é capaz de causar a perda precoce dos dentes de leite. “Na verdade, o problema pode acarretar desgaste maior do que seria o desgaste fisiológico dos dentes de leite, mas não antecipar sua queda, uma vez que esta acontece pela reabsorção das raízes dos dentes”. Sendo assim, não precisa se preocupar com esse problema.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.