![imagem](https://dentistasdejau.com.br/wp-content/uploads/2019/03/31530746_714347058688923_6894454693800443904_n.png)
Meu Dente Siso Nasceu e Não me Incomoda, Preciso Tirar?
A extração do siso se faz necessária em algumas situações: “Quando atrapalha o alinhamento dos dentes, em caso de mau posicionamento, podendo levar a compressão, quando ocorre a lesão do segundo molar, em situações que o paciente morde a bochecha regularmente e quando o siso está associado a cistos ou outras lesões”.
Caso ele esteja bem posicionado e não esteja causando nenhum tipo de alteração, o dente pode permanecer na boca sem problema algum. No entanto, é possível o cirurgião-dentista indicar a retirada dos sisos em pacientes muito jovens: “Isso acontece porque, nessa idade, a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local”.
A extração do siso se faz necessária em algumas situações: “Quando atrapalha o alinhamento dos dentes, em caso de mau posicionamento, podendo levar a compressão, quando ocorre a lesão do segundo molar, em situações que o paciente morde a bochecha regularmente e quando o siso está associado a cistos ou outras lesões”, detalhou a dentista.
Mas Rita afirma que, caso ele esteja bem posicionado e não esteja causando nenhum tipo de alteração, o dente pode permanecer na boca sem problema algum. No entanto, é possível o cirurgião-dentista indicar a retirada dos sisos em pacientes muito jovens: “Isso acontece porque, nessa idade, a raiz não está totalmente formada e isso pode colaborar para uma extração mais simples. A retirada dos sisos não é tão complicada como se imagina e pode ser feita em consultório com anestesia local”
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
![imagem](https://dentistasdejau.com.br/wp-content/uploads/2018/07/29133534_684933438296952_1581731108158963712_n.png)
Bolha na Gengiva é um Sinal de Gengivite?
A bolha na gengiva não é causada pela gengivite. Na verdade, o abscesso periodontal é uma resposta aguda de um quadro mais avançado da periodontite. “A bolha na gengiva é um sintoma mais agravado do processo infeccioso de origem bacteriana que acontece na gengiva devido à falta de tratamento da periodontite. Além disso, pacientes não responsivos à terapia periodontal também podem apresentar o quadro”. Ainda assim, vale lembrar que a gengivite, quando não tratada corretamente, pode resultar na periodontite e, consequentemente, em outros sintomas, como a bolha na gengiva. Por isso, é importante que o paciente mantenha uma rotina de escovação e fique atento à qualquer mudança na cavidade bucal.
O QUE DEVO FAZER AO NOTAR UMA BOLHA NA GENGIVA?
Se você a bolha na gengiva já é uma realidade, saiba que o primeiro passo é buscar o atendimento odontológico. “Através de exame clínico e, quando necessário, exames de imagem, como radiografias periapicais e panorâmica, o profissional será capaz de identificar a origem do problema e iniciar o tratamento adequado”. Em casos de lesões endoperiodontais – quando há extensão de uma infecção pulpar ao periodonto ou vice-versa -, o diagnóstico pode ser mais complexo e, por isso, testes de vitalidade pulpar e sondagem periodontal podem ser solicitados para garantir o tratamento mais adequado ao paciente.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
![imagem](https://dentistasdejau.com.br/wp-content/uploads/2018/05/25442977_636647243125572_359888485217292299_n.png)
Quando Devo Procurar o Dentista Durante a Pandemia?
TRAUMA DENTÁRIO DEVE SER TRATADO O QUANTO ANTES
Por mais cuidado que a gente tenha, os acidentes podem acabar acontecendo no nosso dia a dia. Nesses casos, o resultado, muitas das vezes, pode ser um trauma dentário. Considerado um dos problemas bucais mais sérios, ele vai desde uma simples fratura em esmalte até à perda definitiva do elemento dentário. Em todas as situações, é necessário o acompanhamento a médio e longo prazo para evitar possíveis sequelas, como inflamação que gera o encurtamento da raiz dos dentes, necroses pulpares e anquilose. Por isso, é fundamental procurar um cirurgião-dentista com urgência quando se trata de traumas dentários.
CÁRIES OU RESTAURAÇÕES COM PROBLEMAS TAMBÉM EXIGEM UMA IDA AO CONSULTÓRIO
Sabe aquela dor aguda de forma espontânea durante a alimentação? Ela pode indicar uma cárie ou problemas na sua restauração. Nesses casos, a primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente um dentista. Isso porque um dente com cárie ou sem restauração pode causar dor, sensibilidade e até mesmo acúmulo de resíduos no interior do dente. Além disso, no caso da queda da obturação, o quadro pode evoluir para a inflamação na polpa do dente, o que exige o tratamento de canal. Sendo assim, a recomendação é procurar um dentista o quanto antes para promover a limpeza do dente e, se for o caso, colocar uma nova restauração ou um curativo provisório até realizar o tratamento permanente.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
![imagem](https://dentistasdejau.com.br/wp-content/uploads/2018/04/31117763_708619349261694_2640421163435556864_n.png)
A Sensibilidade Dentária Piora Durante o Inverno?
a sensibilidade nos dentes pode aumentar nos dias mais frios. Isso porque a diferença entre a temperatura ambiente e a do corpo tende a ser maior. “O ar frio em contato com o dente resfria a superfície dental até chegar na polpa, que funciona como o “coração” do elemento e é rico em terminações nervosas, causando a sensação de dor”. Justamente por isso, é comum que os pacientes que já sofrem com a sensibilidade dentária sintam uma piora no quadro, já que ao abrir a boca ocorre o choque térmico.
SENSIBILIDADE NOS DENTES TEM TRATAMENTO?
Se você sofre com o incômodo e as dores causadas pela sensibilidade dentária, não precisa se desesperar. O quadro possui tratamento e pode ser revertido com alguns cuidados. Para isso, o primeiro passo é descobrir a origem do problema. “A hipersensibilidade dentária é provocada pelo desgaste do esmalte dos dentes, deixando a dentista – camada abaixo do esmalte dental – exposta e desprotegida, o que resulta em dentes sensíveis.
Sendo assim, antes de iniciar qualquer tratamento, é preciso de um diagnóstico adequado. Se o problema for uma dentina exposta ou uma parte da raiz exposta, por exemplo, o tratamento pode ser simples com o uso de enxaguante e creme dental para sensibilidade. Entretanto, em casos mais complexos, a solução pode envolver restaurações ou pequenas cirurgias para proteger a dentina.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.