Menu
X

Monthly Archives:

imagem

Clareamento Dental com Carvão Ativado Funciona?

esse tipo de tratamento não tem comprovação quanto à eficácia. “O procedimento do clareamento dental com carvão ativado não tem nenhum teste feito pelos conselhos regionais, federais e nem científicos aprovando sua eficácia”. A situação é bem contrária à essa: “O próprio carvão é um produto abrasivo, que desgasta o esmalte do dente e o resultado é irreversível. A abrasão ainda pode sensibilizar o dente, causar úlceras e trazer outras possíveis consequências ainda sem comprovação”.

CLAREAMENTO CASEIRO VS CLAREAMENTO DE CONSULTÓRIO: DENTES BRANCOS E COM SEGURANÇA

Ainda existem outros tratamentos para clareamento dental alternativos em ascensão, como o bicarbonato de sódio, laranja, açafrão e, até mesmo, a casca de banana. Embora pareçam soluções naturais, essas receitinhas caseiras não devem ser seguidas. “Existem duas maneiras de clarear os dentes que mostram um resultado eficaz e que são aprovados pelo Conselho Regional de Odontologia e Associação Brasileira de Odontologia, o clareamento caseiro e o de consultório”.

“Ambos, tanto o tratamento caseiro quanto o de consultório, devem ter o auxílio do dentista. No entanto, o procedimento feito no consultório tem poder 3x maior do que o caseiro”. Mesmo assim, antes de realizar qualquer procedimento sem um fim conclusivo, o profissional dentista recomendará sempre a ida ao consultório para uma análise de um odontólogo.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

imagem

O que pode Impossibilitar a Instalação de Implantes Dentários?

“Para que se tenha sucesso na cirurgia de implante, e o mesmo tenha uma osseointegração (é a união estável e funcional entre o osso e uma superfície de titânio), é importante planejar cuidadosamente e estudar o paciente que deseja ser submetido a este procedimento”. “Assim, não oferecerá nenhum risco a este paciente e também não irá frustrá-lo”.

PODE SER QUE O PACIENTE PRECISE OPTAR POR OUTROS TIPOS DE PRÓTESES

Quando o paciente não tiver indicação de instalação de implante, seja por impossibilidade óssea, doença sistêmica ou algum outro fator, o ideal é planejar algo protético, para restabelecer a oclusão do mesmo. “ Existem alguns caminhos para isso, porém cada caso é uma caso e precisa ser avaliado isoladamente”.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

Fonte: sorrisologia

imagem

Dor de Dente: Quais os Riscos de se Automedicar?

Medicações analgésicas, que combatem a dor, são fáceis de encontrar e normalmente temos em casa. No entanto: “Se no caso da dor de dente, a ida ao dentista não for possível, a utilização desses medicamentos podem ajudar em um primeiro momento”. Porém: “Atente-se para a dor. Porque mesmo ela cessando, é necessária a busca por um atendimento profissional para avaliar muito bem a causa por trás desse quadro”.

O QUE ACONTECE SE O PACIENTE TOMAR UMA MEDICAÇÃO PARA O QUADRO DIFERENTE DO DELE?

Automedicar-se traz o risco de não utilizar a medicação correta, e isso além de não curar o problema poderá agravá-lo. “Um quadro de infecção que o paciente tome apenas remédio pra dor, poderá mascarar a gravidade do problema e apenas piorá-lo. Isso se torna grave quando nos referimos a pacientes com doenças cardíacas, diabetes ou auto imunes”. Portanto, é importante que se tenha a consciência de que toda dor de dente deve ser avaliada por um dentista, pois somente ele saberá qual medicamento será mais apropriado e seguro para o caso.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

Fonte: sorrisologia

imagem

Mandíbula Deslocada pode Prejudicar a Posição dos Dentes?

Quando falamos de problemas na mandíbula ou até mesmo no maxilar, o maior risco dentário é o de má-oclusão, ou seja, quando a mordida do paciente é inadequada. Mas quando a mandíbula é deslocada, esse quadro está presente, mas não como risco e sim como causa. “A má oclusão pode ser um dos fatores da disfunção, que por sua vez pode ser um dos fatores de deslocamento de mandíbula”.  Por isso que o quadro não representa nenhum risco aos dentes, em um curto prazo.

Já a longo prazo, um risco é sim a posição dentária, quadro caracterizado por dentes tortos e pelo apinhamento. Pacientes que têm um deslocamento da mandíbula regular ou que demoram para procurar ajuda profissional podem desenvolver o quadro. “Às vezes a mandíbula não fica bem posicionado na articulação, prejudicando a mordida do paciente e impulsionando a migração dos dentes a longo prazo”.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

Fonte: sorrisologia

imagem

Por que devo Fazer o Autoexame Bucal Regularmente?

“A realização desse autoexame é simples e consiste numa inspeção visual em frente ao espelho, identificando alterações clínicas nos tecidos moles, como bochecha, língua, gengiva, lábios, assoalho bucal (embaixo da língua) e céu da boca e também nos dentes”.

Se você ainda não tem o hábito, procure inserir esse pequeno costume no seu dia a dia. Já que o autoexame deve ser feito uma vez por mês, temos duas dicas para você: marque na sua agenda um dia específico para fazer isso e lembre-se da sigla BLLAP (bochecha, lábio, língua, assoalho e palato), essas letrinhas vão te lembrar todas as estruturas orais que você deve analisar e observar com calma.

QUAIS PACIENTES PRECISAM FAZER O AUTOEXAME BUCAL?

Todos! Até mesmo aquele que segue todas as recomendações de higiene bucal dadas pelo profissional. Mas alguns pacientes devem realizar um autoexame bucal ainda mais crítico do que o comum. “Deve-se ter mais atenção o grupo com mais de 40 anos, especialmente os fumantes, os que consomem bebida alcoólica com frequência e os que trabalham expostos ao sol”. Especificamente, pacientes que fumam devem ter esse cuidado regular por conta do câncer de boca. “O cigarro tem uma série de substâncias tóxicas que favorecem o surgimento de câncer, portanto, fumantes de longa data devem ter atenção mais que redobrada”.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

Fonte: sorrisologia

imagem

É Possível Fazer Gengivoplastia Durante o Tratamento Ortodôntico?

Antes de determinar isso, é preciso entender o porquê da necessidade dessa cirurgia. Muitas vezes os pacientes em tratamento ortodônticos deixam os cuidados higiênicos de lado, deixando que aconteça um crescimento gengival. Se esse for o caso, a cirurgia pode sim ser feita. “A indicação é feita apenas se o crescimento gengival estiver atrapalhando a higiene bucal e ainda existir um tempo longo desse tratamento ortodôntico”. Mas, depois de realizar a gengivoplastia, é importante que o paciente entenda todos os cuidados bucais e crie uma rotina de limpeza. Caso contrário, as gengivas podem voltar a crescer.

Se o paciente estiver interessado no procedimento por motivos estéticos, o mais indicado é esperar o fim do tratamento ortodôntico. “A indicação ideal para a gengivoplastia seria após a remoção do aparelho, pois só assim o especialista conseguirá visualizar o formato do sorriso e planejar o contorno mais estético para dar a gengiva”. Se esse é seu caso, esperar vai ser a melhor opção! Assim que você tirar o aparelho, vai poder passar por esse processo sem nenhum problema.

PACIENTES QUE USAM APARELHO FIXO PODE TER ALGUMAS LIMITAÇÕES

Não é a primeira vez que pacientes com aparelhos ortodônticos ficam de fora em algum procedimento, certo? Acontece que, durante o tratamento, todo o cuidado é pouco! Esses pacientes devem ficar bem atentos até mesmo com o que estão comendo. Alguns alimentos duros e crocantes podem quebrar o acessório e danificar a mucosa da boca. O clareamento dental, por exemplo, é outra limitação de quem se encontra nessa situação. “Para esse tipo de tratamento, o ideal é que o paciente esteja sem o aparelho ortodôntico pois é necessário que toda área dentária esteja livre”.

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

Fonte: sorrisologia