5 Motivos para Escovar a Língua
1) DAR UM FIM NA SABURRA BUCAL!
A boca é a primeira etapa do sistema digestivo e os resíduos que se acumulam na língua durante as refeições, com o passar do tempo, somado à falta de limpeza da região, resulta na formação de uma massinha branca ou amarelada no lado posterior da língua. “Essa camada, chamada de saburra lingual, é formada a partir do acúmulo de restos de alimentos, de células mortas e de muco produzido naturalmente pela boca”. O problema é que essa sujeira toda é o motivo para o alojamento de bactérias, fungos e responsável por 90% dos casos de halitose. Para evitar essa situação, basta escovar a língua muito bem em toda a higiene bucal.
2) PREVENIR A PROLIFERAÇÃO DE BACTÉRIAS E FUNGOS
Escovar a língua é importante até mesmo para a saúde do nosso corpo. “Sendo a boca a porta principal para algumas doenças sistêmicas, uma higienização completa nos previne contra a entrada de bactérias e fungos em nosso organismo por via oral”. Por isso, não esqueça: a limpeza completa da boca não se resume apenas na escovação dos dentes, mas também na dos tecidos moles – isso conta as gengivas, céu da boca e a língua.
3) MANTER SEU HÁLITO SEMPRE REFRESCANTE
Outro ponto positivo é que esse ritual também é muito importante para a autoestima do paciente, já que elimina o mau hálito, evitando constrangimentos pessoais. Desta forma, a dentista ensina como a faxina deve ser feita: “A higienização precisa ser praticada sempre durante ou após as escovações, é importante o uso de alguns instrumentos no auxílio da limpeza como escovas e limpadores linguais”.
4) PARA QUE SUA LÍNGUA FIQUE ROSADA!
Para saber se você está praticando uma boa higiene bucal, basta reparar na cor da sua língua! Se ela estiver com uma cor rosada, significa que está bem saudável. Por outro lado, a profissional lembra que alguns especialistas afirmam que um aspecto meio esbranquiçado pode até ser comum, mesmo para quem escova a língua.
5) PREVENIR A FORMAÇÃO DE CÁRIES E DA PERIODONTITE
Manter a língua bem escovada também previne a formação de doenças dentais, como a própria cárie e a periodontite. Esses problemas são muito perigosos, pois podem deixar seus dentes com sensibilidade, retração gengival podendo resultar até mesmo na queda. “Ambos os desconfortos podem ser evitados com uma correta higienização bucal com a escova e o limpador de língua, mantendo a boca limpa e saudável”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Para Quem é Indicada a Terapia Periodontal?
“A terapia começa com a anamnese do paciente, exame clínico, planejamento e execução do tratamento, reavaliação e manutenção”. Além disso, vale frisar que o tratamento da doença periodontal não recupera o que foi perdido. Ou seja, a periodontite não tem cura. No entanto, essa terapia conseguirá minimizar o avanço desse quadro. E, embora não seja curável, sendo assim, uma doença crônica, ela é super controlável.
O QUE É TERAPIA PERIODONTAL E PARA QUEM ELA É INDICADA?
A terapia periodontal consiste em todo um conjunto de medidas de diagnósticos, aconselhamento e tratamento dos problemas que acometem o dente e o periodonto. Essa terapia inicia-se após estabelecido o controle da doença periodontal e tem como objetivo prevenir que a doença volte a acontecer de forma recorrente. Por se tratar de uma doença de etiologia bacteriana, as consultas de manutenção são imprescindíveis. Nelas, são avaliados os hábitos de higiene oral e, sendo necessário, serão reforçadas as instruções e ajustadas as técnicas de higiene oral.
Assim, o tratamento é indicado apenas para quem possui gengivite ou doença periodontal. “O efeito esperado desse tratamento é, principalmente, a eliminação da doença instalada, devolvendo a saúde periodontal do paciente”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Qual é o Especialista em Extração de Dente?
O paciente deverá procurar um cirurgião-dentista para realizar o correto diagnóstico do caso, e assim, determinar se o quadro é de leve, média ou alta complexibilidade. “Para alguns casos moderados e outros de leve dificuldade, o clínico geral poderá realizar o tratamento. No entanto, quadros com maior complexibilidade, faz-se necessário a atuação de um especialista em cirurgia bucomaxilofacial”.
COMO É FEITA A EXTRAÇÃO DE DENTE?
A extração dentária é realizada em várias etapas. “A primeira etapa consiste na parte diagnóstica e de planejamento, para determinar se o elemento tem indicação de extração e como ela ocorrerá”. “Essa fase é realizada com o auxílio de exames clínicos e complementares, como radiográficos/tomográficos, hemograma, entre outros, dependendo da condição sistêmica do paciente”. A segunda etapa, é a parte cirúrgica: “Esta, consiste nas etapas de protocolo anestésico e da cirurgia propriamente dita, onde se realiza a extração do elemento e a parte de sutura”. “A terceira fase, é a fase dos cuidados pós operatórios”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Próteses mal Ajustadas podem Provocar Aftas?
Uma prótese mal adaptada ou ajustada pode causar vários incômodos. “Esses incômodos são variados e podem ir desde a falta de segurança para se alimentar e falar, até lesões bucais, como sangramentos e até mesmo proliferação de bactérias, por exemplo, já que essa má adaptação da prótese favorece o acúmulo de alimentos durante a mastigação”.
AS PRÓTESES PODEM CAUSAR AFTAS. SAIBA COMO!
O surgimento das aftas acontecerá por conta do trauma local que essa prótese está causando. “O paciente deve sempre relatar ao profissional se a prótese estiver muito justa e/ou causando dor durante a mastigação. Assim, através dessas informações, o profissional fará pequenos desgastes na resina acrílica (material utilizado para confeccionar a prótese dentária)”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.
Quanto Tempo é Necessário de Repouso após o Tratamento de Canal?
“O paciente pode exercer as atividades normais do seu dia a dia, exceto com relação à mastigação de alimentos duros, por exemplo”. “O consumo de alimentos duros e consistentes é evitado após o tratamento de canal pois, enquanto o dente não estiver devidamente reabilitado com material restaurador definitivo, ele ficará mais fragilizado”. Além disso, “Dentre os alimentos que se deve evitar encontram-se a pipoca, o amendoim, torresmo, as carnes mal passadas, balas e chicletes”.
CONFIRA ALGUMAS DICAS PARA MELHORAR O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO
O tratamento de canal é um procedimento tranquilo que, hoje em dia, é realizado com mais rapidez e eficiência. E, embora muitas dúvidas possam surgir quanto a este tratamento, a endodontista explica que os cuidados são básicos. “Após o procedimento, os cuidados são muito simples de seguir e não exigem muito esforço do paciente. Além disso, é importante ressaltar que esses cuidados são temporários, pois o paciente deve estar ciente que deverá reabilitar o dente com materiais resistentes (resinas ou coroas) para substituir o curativo que é posto após o canal finalizado”.
Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.