Menu
X

Monthly Archives:

imagem

É Realmente Necessário Escovar os Dentes Antes de Dormir?

POR QUE É IMPORTANTE ESCOVAR OS DENTES ANTES DE DORMIR?

Deixar a escovação de lado é uma péssima ideia porque os restinhos de alimentos que ficam em nossa boca são um convite para que as placas bacterianas se instalem no seu sorriso. “O biofilme dental ou placa bacteriana ocorre a partir do que chamamos de película aderida. Por volta de 4h depois da formação dessa película começa a ocorrer a formação de microcolônias de bactérias”. Dessa forma, a cavidade oral torna-se um verdadeiro paraíso para que problemas bucais como a cárie e a gengivite aconteçam.

ESCOVOU OS DENTES E COMEU ALGO EM SEGUIDA? É BOM ESCOVAR OS DENTES NOVAMENTE ANTES DE SE DEITAR

Mesmo que você já tenha escova os dentes anteriormente, o ideal é escová-lo mais uma vez caso você consuma qualquer alimento antes de se deitar. “Existem alimentos que podemos considerar mais cariogênicos, mas isso não quer dizer que somente os alimentos mais cariogênicos podem causar a cárie”. “Se tiver acúmulo de alimentos e a formação das colônias de bactérias, pode ocorrer um desequilíbrio naquela boca e ter por consequência a cárie ou a gengivite”

ESQUECER DE ESCOVAR OS DENTES NÃO DEVE SE TORNAR UM HÁBITO FREQUENTE

Se isso acontecer uma vez ou outra, não tem tanto problema assim, mas o paciente não deve deixar isso se tornar um hábito, ou os problemas podem começar a aparecer. “O tempo que uma doença demora para acontecer é muito variável tanto de pessoa para pessoa como nas diferentes fases. A gengivite, por exemplo, acontece de forma mais rápida nos adultos. Isso ocorre porque o sistema imunológico está melhor desenvolvido do que o das crianças pequenas e responde mais rapidamente a presença do biofilme”. Já a cárie pode avançar mais rapidamente em um dente de leite devido a sua fina espessura.

 

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

imagem

Clareamento Dental com Casca de Banana á Seguro? Funciona?

Segundo a ADA (American Dental Association) ainda não se pronunciou sobre a banana, mas reprova qualquer outro tipo de clareamento com o uso de frutas, como limão e morango. “O alto conteúdo de ácidos nessas frutas pode, no final das contas, desgastar demais o esmalte dental, sem contar que nunca vai clarear com a mesma eficácia que um clareamento feito pelo dentista”.
Isso porque os produtos utilizados pelo dentista para clarear penetram profundamente nos dentes, e podem até mesmo ferir as gengivas, sendo necessário proteger essa região. “Produtos caseiros que clareiam milagrosamente não podem ter essa alta concentração de clareadores porque poderiam queimar as gengivas”.

UTILIZAR CASCA DE BANANA NO CLAREAMENTO REALMENTE FUNCIONA?

Acredita-se que por causa de alguns nutrientes próprios da banana, como o potássio e o magnésio, sua casca pode ter o poder de remover manchas superficiais do esmalte dental, fazendo uma espécie de “clareamento” dos dentes. De acordo com o especialista, a ideia da técnica é a pessoa usar as cascas de banana esfregando a parte interna delas nos dentes por 5 minutos, durante 2 semanas, escovando-os normalmente logo após. Isso pode até trazer algum impacto na cor nos dentes de alguém que não tem o hábito de realizar a higiene bucal todos os dias, mas não é algo comprovadamente benéfico para o seu sorriso.

5 MOTIVOS PARA FAZER O CLAREAMENTO DENTAL COM UM ESPECIALISTA

1) Segurança de não estar estragando o esmalte dental;
2) Rapidez no tratamento;
3) Mais conforto usando moldeiras do que esfregando limão com bicarbonato;
4) Segurança na indicação correta feita por um profissional, que vai dizer antes quais áreas não vão clarear;
5) Segurança de não queimar as gengivas nem causar um dano permanente dentro da boca.

 

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br

imagem

5 Motivos Para Investir em Uma Escova Dental Elétrica JÁ!

1) LIMPEZA DENTAL PROFUNDA SEM ESFORÇO

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escova elétrica dental é capaz de promover uma limpeza dental tão eficaz quanto a tradicional. Por contar com movimentos consistentes e rotativos, o modelo impede que alguns espaços fiquem menos limpos do que outros, evitando o acúmulo da placa. Para quem utiliza aparelhos ortodônticos, por exemplo, a escova de dentes elétrica pode ser ainda mais vantajosa, já que o seu movimento constante promove uma limpeza profunda mesmo com a presença dos bráquetes.

2) PREVENIR O SURGIMENTO DE GENGIVITE

Uma das maiores vantagens desse modelo é quanto a limpeza dos dentes. Por isso, se você possui problemas relacionados a gengivite, a escova de dentes elétrica é a escolha certa. Com uma incrível capacidade de remoção de placa bacteriana, as diferentes inclinações da escova elétrica e movimentação das cerdas alcançam todos os cantinhos da cavidade bucal, reduzindo a doença em até 11% após três meses de uso.

3) ESCOVAÇÃO COM O TEMPO CERTO

Se você ainda tem dúvidas quanto ao tempo certo de escovação dos dentes, a escova dental elétrica pode resolver esse problema. Diferente da escova manual, o modelo elétrico conta com um recurso incrível: o temporizador. Com ele, o paciente consegue medir o tempo ideal de escovação em cada região. Nesse caso, o recomendado é que a escovação dure pelo menos 2 minutos, de forma que cada canto da boca seja escovada por, no mínimo, 30 segundos.

4) AUMENTO NA DURAÇÃO DA ESCOVA DENTAL

Assim como acontece com a tradicional, a escova elétrica também precisa ser trocada a cada três meses. Isso porque, com o tempo, as cercas ficam desgastadas e perdem a sua eficiência, fazendo com que essa troca seja necessária. A boa notícia é que, diferente da escova manual, o modelo elétrico não precisa ser substituído. Basta fazer a troca do refil, que é a parte da cabeça com as cercas, e pronto. Mais prático, né?

5) REMOÇÃO EFICAZ DA PLACA BACTERIANA

Praticidade é importante, mas não é tudo, e nada melhor do que saber que os seus dentes estão livres da placa bacteriana e em perfeito estado de saúde, certo? Para isso, a escova elétrica dental pode te ajudar. As movimentações das cerdas do modelo, além de minimizarem a gengivite, são capazes de reduzir com eficácia a formação das placas bacterianas em 21% em comparação com a escova tradicional.

 

Encontre os melhores Profissionais Odontológicos para saber a necessidade de uma extração.

www.dentistasdejau.com.br