5 Doenças que Podem ser Contraídas por Conta da Má Higiene Bucal

1) DOENÇAS PERIODONTAIS

gengivite, periodontite e retração gengival são doenças que afetam a área da gengiva e podem ser causadas pela falta de escovação ou má higiene bucal. Nesses casos, as patologias ainda podem levar à perda do elemento dental, e também a doenças sistêmicas graves.

2) HALITOSE

Quando se trata de mau hálito persistente, o problema quase sempre pode estar ligado à qualidade da sua higiene bucal. Com a falta da escovação diária, ocorre o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, na gengiva e na língua, resultando na halitose. Nesse caso: “A higiene oral tem a função de manter nossa microbiota oral em equilíbrio evitando doenças orais, como o mau hálito”.

3) CÁRIES

Assim como as doenças periodontais, a cárie também pode ser originada pela falta de escovação adequada dos dentes. Nesse caso, a má higiene bucal também pode contribuir para o desenvolvimento de canais nas estruturas dentais. De acordo com Rhianna, uma pequena mudança nos seus hábitos na hora de escovar os dentes podem fazer toda a diferença para evitar esse incômodo.

4) ENDOCARDITE BACTERIANA

Essa é uma das doenças mais sérias que a má higiene bucal pode causar. “A falta de higiene oral pode provocar infecções que atingem o coração, como a endocardite bacteriana”. Isso porque um simples sangramento na boca, por exemplo, pode permitir que as bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinjam os tecidos, causando danos ao revestimento do coração. Por isso, portadores ou pessoas com predisposição a problemas do coração devem ter atenção redobrada e tomar os devidos cuidados, consultando o cardiologista e o dentista regularmente.

5) DIABETES

Ainda que algumas pessoas acreditem que não há ligação, a diabetes pode complicar muito a saúde bucal. “A má higiene oral pode piorar condições sistêmicas, como diabetes”. Isso porque o sangue dos pacientes com a doença possui uma alta concentração de glicose, sendo mais propício de desenvolver bactérias que somado ao acúmulo de restos de comida, favorece a proliferação das cáries.

COMO FAZER UMA HIGIENE BUCAL CORRETA E EVITAR ESSES PROBLEMAS?

De maneira geral, não há muito mistério quanto aos cuidados básicos para garantir a limpeza de toda cavidade oral. “Realizando uma boa e adequada higiene bucal, incluindo escovação (dentes e língua), fio dental e bochecho é possível evitar todos esses problemas bucais”. Além disso, é preciso manter em dia suas consultas com o dentista para evitar qualquer desconforto.