Escova de Dente: 3 Dicas para Preservar as Cerdas Deste Acessório

1) LIMPAR BEM APÓS O USO

Talvez você nunca parou para pensar nesse sentido, mas já que a escova limpa seus dentes, é mais do que necessário que ela também seja limpa após o uso, não é mesmo? “Uma escovação bem feita consegue higienizar a boca e os dentes, mas não elimina as bactérias da escova”. Muita gente, na hora da pressa, esquece de enxaguar bem os tufos para tirar todo o acúmulo de restos de comida, bactérias e creme dental que ficam naquela parte, deixando todo excesso de sujeira para a próxima higiene.

2) GUARDAR EM LOCAL SECO E AREJADO

Muitas vezes o problema está no local onde a escova é guardada. Se for em algum lugar úmido, as bactérias, já existentes nas cerdas, vão proliferar e deixar a ferramenta cheia de fungos. “A recomendação é que seja guardada dentro de uma gaveta com um protetor de cerdas para evitar o aumento dos germes”. Agora, se a sua escova fica dentro de um copo em cima da pia bem perto do vaso sanitário, mude de lugar o quanto antes! Lá, ela corre perigo de pegar vários micro-organismos que soltam com a descarga. Fique atento e proteja sua ferramenta.

3) NÃO ESCOVAR COM MUITA FORÇA

A escovação feita com muita força, além de desgastar o esmalte dos dentes, pode acabar com as cerdas da sua escova. Que tal acabar com esse mal hábito e fazer uma limpeza sem pressão? Não precisa correr, até porque você tem dois minutos para realizar o ritual. Faça os movimentos com calma e suavidade pelos dentes. Lembre-se que o segredo da higiene ideal está na técnica de escovação e não na força.