Gengivite não tratada pode Causar Periodontite

Você está comendo uma maçã e, de repente, repara que no lugar em que abocanhou a fruta deixou uma mancha de sangue. Esse sinal vermelho vem da sua gengiva, que por acaso anda bem inchada ultimamente, dando indícios de uma inflamação: a gengivite. No início pode ser que o problema nem cause tantos incômodos, mas no futuro, se a doença não for tratada, pode causar complicações piores como a periodontite.

CONHEÇA OS RISCOS DA PERIODONTITE

A perda dentária é um dos maiores problemas que reflete a falta de cuidados bucais no país. Segundo dados de 2015 do IBGE, 11% da população brasileira não possui mais nenhum dente e 33% usam algum tipo de prótese dentária. Um dos fatores que estimulam estes dados é a periodontite. “Além do sangramento e da supuração (formação de pus), devido a perda de inserção, os dentes começam a ficar amolecidos e, caso a doença não seja tratada, pode acarretar a perda de dentes”.

AS MELHORES FORMAS DE TRATAMENTO

O primeiro passo a ser dado quando surgem os indícios da gengivite é ir ao dentista ou periodontista, profissional especializado no assunto. Ele vai analisar o estágio da doença e indicará algumas medidas, como melhores hábitos higiênicos e o tratamento adequado. Dentre as terapias está a raspagem supragengival, que remove os tártaros aderidos à superfície dentária, e a subgengival, que realiza a mesma limpeza do cálculo que fica escondido abaixo da gengiva, através de instrumentos manuais e ultrassônicos. Se o tártaro estiver muito profundo, uma cirurgia para expor as superfícies das raízes, e assim fazer a raspagem, será necessária.

PREVENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

Se você não quer nem pensar em ter uma inflamação como essa, utilize todas aquelas técnicas preventivas que aprendeu com seus pais. “A melhor forma de prevenir essas doenças é usar fio dental e escovar os dentes após as refeições, e visitar o dentista regularmente”. “O paciente tem que estar alerta com a sua gengiva e caso perceba alterações como inchaço, vermelhidão, sensibilidade ou sangramento, deve procurar um profissional”.