Gravidez Provoca Problemas Periodontais?

Muitas grávidas se queixam de inflamações e aparecimento de doenças periodontais. O quadro acaba deixando uma preocupação, pois pode ocasionar em um parto prematuro, abaixo de 37 semanas. Esse cenário é influenciado pelo organismo da gestante, que fica mais vulnerável nesse período, especialmente devido às alterações hormonais que traz uma maior vascularização gengival. “Dessa forma, a gengiva fica mais suscetível. No entanto, o que causa inflamações é a placa bacteriana, e não a gravidez”. Por isso, fique atenta aos cuidados e orientações do dentista para evitar esses quadros.

A AMAMENTAÇÃO PODE ENFRAQUECER OS DENTES?

Mito. “A amamentação não enfraquece os dentes, mas a alimentação precisa ser balanceada, de acordo com as novas necessidades da mulher”. O cálcio é um elemento principal para esse quadro. Se esse nutriente não estiver sendo consumido adequadamente, o próprio organismo busca outras reservas, como no esqueleto. Geralmente, as pessoas acreditam que essa retirada é feita nos dentes, que geraria o enfraquecimento, o que não é verdade.

O ESCURECIMENTO DOS DENTES REALMENTE ACONTECE NA GRAVIDEZ?

Mito. Muitas pessoas são levadas a acreditar que o escurecimento dos dentes pode acontecer durante a gestação.Entretanto, não há relatos científicos que consigam relacionar esse quadro a esse momento. “Normalmente, esse processo está ligado à idade e aos hábitos de cada pessoa, como, por exemplo, o consumo de cigarros, café e má higiene oral”.