Não Escovou os Dentes? Veja 4 Situações que Podem Acontecer se você não Praticar a Higiene Bucal

Com a rotina acelerada dos dias atuais, muita gente esquece de escovar os dentes. Acordar atrasado para trabalhar já é um motivo que as pessoas encontram para dar a velha desculpa de não fazer a limpeza diária. Ou o fato de já estar deitado para dormir, usa-se a preguiça como justificativa para não levantar e escovar os dentes.  Mas saiba que não praticar este ritual higiênico pode ocasionar várias situações desagradáveis.

1- AQUELE MAU HÁLITO DE MANHÃ

Nada é mais desagradável do que falar com uma pessoa com mau hálito logo pela manhã. Portanto, não seja essa pessoa! Dois minutinhos no início do dia para escovar os dentes, garante um dia muito mais agradável para você e para os outros. Acorde cedo, organize seu dia e tenha um bom hálito pela manhã.

2- FICAR COM SUJEIRA PRESA NOS DENTES

Há quem deixe de escovar os dentes depois do almoço. Pode ser porque esqueceu ou por não achar necessário. De qualquer forma é uma atitude errada e que precisa ser corrigida para evitar, até mesmo, situações vergonhosas. Quem nunca ficou com um pedacinho de alface ou feijão preso entre os dentes e na hora de sorrir mostrou o alimento bem ali grudado? Mas tem um jeito bem simples de não passar por isso: escovando os dentes. Essa prática não envolve apenas a escova e o creme, mas também o fio dental e o enxaguante para fechar o momento.

3- ACÚMULO DE PLACA BACTERIANA

A boca, por natureza, já é habitada por milhares de bactérias. Se você não escovar os dentes após fazer uma refeição ou comer um doce, todos estes micro-organismos se multiplicam e o ambiente se torna uma fábrica de placa bacteriana. O mesmo acontece se você não fizer a higiene bucal antes de dormir. A produção de saliva, lubrificante responsável pela “limpeza” da boca, diminui com a falta de estímulos. E sem a quantidade adequada, as bactérias fazem uma festinha noturna em seu ambiente oral. Pense bem antes de deixar de limpar seu sorriso.

4- SENSAÇÃO DE BOCA SECA

Você já percebeu que sua boca fica mais seca quando não escova os dentes? Isso acontece devido ao acúmulo de placa bacteriana sobre a língua, a chamada saburra lingual. Ela é uma massa formada por células descamadas da boca, além de bactérias, muco da saliva e restos alimentares. Se você não escovar a língua vai ter tanta saburra que ficará com a sensação de boca seca e, consequentemente, com mau hálito. Neste caso não adianta nem beber água, é preciso limpar a região com capricho e sem desculpas.