Qual a Diferença Entre os Diferentes Tipos de Enxaguantes Bucais?

De uma maneira geral, os enxaguantes bucais são divididos em dois grupos: os cosméticos e os terapêuticos. Os primeiros são aqueles que reduzem ou acabam temporariamente com o mau hálito, deixando na boca um sabor agradável e a sensação de frescor. “Já os terapêuticos contêm agentes específicos para combater problemas como a cárie, a placa bacteriana e a gengivite”. Eles podem ser divididos em:

• Com álcool: É uma opção que deve ser evitada, com uso restrito à prescrição e supervisão profissional. Isso porque a utilização contínua pode provocar o ressecamento da mucosa bucal, descamação dos tecidos moles da boca e inibição das glândulas salivares, o que resulta na diminuição da produção de saliva.

• Sem álcool: É o mais adequado para o uso no dia a dia.

• Com flúor: Recomendados para pessoas com alto risco de cárie, pois combatem as monstrinhas e atuam na remineralização do esmalte do dente. Podem ser utilizados diária ou semanalmente, dependendo da concentração de flúor. Devem ser evitados por crianças que não conseguem cuspir o produto, já que o excesso de flúor pode provocar a fluorose.

• Com clorexidina: É o tipo mais usado para evitar a formação do biofilme dental e o desenvolvimento da gengivite. Enxaguantes com clorexidina também são indicados no período pós-cirúrgico e para a desinfecção das escovas dentais. Entretanto, o uso contínuo pode provocar o manchamento do esmalte dentário, pigmentação de restaurações estéticas e alteração no paladar.

• Com produtos naturais: Os enxaguantes à base de plantas são uma tendência na procura de alternativas naturais para o controle das bactérias que se alojam nos dentes. Porém, esses produtos também demandam a opinião e prescrição do dentista.