FIO Dental: Como Usar? Qual é a Ordem Correta de Utilizar na Higiene Bucal?

1. O QUE É FIO DENTAL?

O fio dental é um item de higiene bucal feito para remover a placa bacteriana e outros resíduos que ficam agarrados entre os dentes, onde as cerdas da escova de dentes não consegue alcançar. O produto também realiza a limpeza da região subgengival, diminuindo o mau hálito, gengivite, perda óssea interdental, periodontite, cáries, manchas nos dentes, entre outras doenças bucais. Tá vendo só como o fio dental é importante e deve ser incluído no seu ritual de higiene?

2. FIO DENTAL VEM ANTES OU DEPOIS DA ESCOVAÇÃO?

A resposta dessa pergunta é o verdadeiro significado de tanto faz. Mais importante do que a ordem correta é incluir o fio na sua higiene bucal. Entretanto, a maioria dos profissionais recomendam que o produto seja passado, preferencialmente, antes da escovação para garantir o uso tanto dele quanto da escova. Muitas vezes, quando as pessoas deixam para usar depois, elas realizam a escovação e acabam sentindo que já completaram a limpeza, deixando o fio de lado. Além disso, quando usado previamente, esse item remove toda a placa que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza.

3. FIO DENTAL DEVE SER USADO TODOS OS DIAS?

Sim. É importante usar o fio dental diariamente, pelo menos uma vez ao dia, para remover a placa bacteriana e os restos de comida que ficam acumulados entre os dentes e perto da gengiva. Essa higiene feita pelo fio ajuda a evitar uma porção de problemas, como inflamações na gengiva e todo sangramento, dor, inchaço, avermelhamento envolvido que formam a gengivite, sem falar das cáries. Sendo assim, use esse produto todos os dias para prevenir essas complicações e não só quando tem um pedacinho de comida preso no dente.

4. É NORMAL O FIO DENTAL CAUSAR SANGRAMENTO NA GENGIVA?

O sangramento pode significar muitas coisas, desde um machucadinho na gengiva que você fez muita força ao passar o fio ou sinal de uma gengivite ou periodontite. Entretanto, se você notar esse sintoma todas as vezes que usar o produto, não deixe de procurar um dentista o quanto antes para entender o que está acontecendo com seus dentes. Só não deixe de usar o fio com delicadeza e corretamente.

5. QUANTOS ANOS DEVO COMEÇAR A USAR FIO DENTAL?

Na verdade, não existe uma idade correta para começar a usar o fio dental. Alguns dentistas apontam que o momento ideal para incluir esse produto na higiene bucal é quando a arcada dentária está completa, o que acontece em torno dos dois anos. A orientação é ingressar esse hábito a partir da erupção dos molares decíduos, em torno de 1 ano e meio a 2 anos, lembrando sempre da importância de passar em todos os dentes, não só os de trás, hein!

Desculpa. Sem informações para este contato.