Tratamento de Canal
O tratamento de canal é visto como um dos procedimentos mais temidos nos consultórios odontológicos. O que muita gente não leva em conta é a importância dele na saúde bucal. A finalidade do tratamento é a manutenção de um dente que foi danificado em sua estrutura, por cáries na maioria dos casos, ou por traumas. Mande o medo para bem longe e venha descobrir a importância do canal para um sorriso mais saudável.
Como é tratado o canal?
O tratamento de canal é feito em várias etapas, realizadas em várias visitas ao consultório, dependendo do caso. São elas:
- Primeiramente, é feita uma abertura na da parte posterior de um dente frontal ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar.
- Em seguida a polpa infeccionada é removida (pulpectomia), o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados e limados, em preparação para o seu preenchimento.
- Se mais de uma visita for necessária, uma restauração temporária é colocada na abertura da coroa, a fim de proteger o dente no intervalo das visitas.
- A restauração temporária é removida e a cavidade da polpa e canal são preenchidos permanentemente. Um material em forma de cone (flexÃvel) é inserido em cada um dos canais e geralmente selado em posição com um cimento apropriado. Algumas vezes um pino de plástico ou metal é colocado no canal para se conseguir maior resistência .
- Na etapa final, uma coroa é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruÃdo pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.
Encontre os melhores profissionais odontológicos e saiba por que é importante realizar o Tratamento de Canal.